A Respiração do Idoso: O Que Muda?

23/07/2019

A Respiração também muda com o envelhecimento.

Alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas.

Durante o envelhecimento do nosso corpo, normalmente, há um aumento do diâmetro anteroposterior do tórax (região logo acima do peito). Também acontece uma calcificação das cartilagens esterno-costais e o enfraquecimento na musculatura respiratória. Isto faz com que a caixa torácica do idoso torne-se mais fixa, com menor capacidade de expandir-se e de diminuir de volume. Como consequência, os músculos do diafragma e do abdômen passam a ser mais importantes para os movimentos respiratórios.

Os pulmões apresentam achatamento dos sacos alveolares, o que reduz a superfície de troca de gases durante a respiração, tornando-a menos eficiente.

Quando o envelhecimento não acontece de forma saudável, há um aumento do risco de pneumonias e outras doenças respiratórias. Até 40% dos casos de Pneumonia em idosos acontece pela infecção do vírus da gripe.

*Vale a pena tomar a vacina contra Pneumonia?

Para melhorar a qualidade do envelhecimento respiratório e manter a eficiência da respiração, deve-se praticar exercícios físicos regularmente (com acompanhamento profissional preferencialmente), evitar obesidade e manter uma alimentação balanceada.

No dia-a-dia, devemos prestar atenção a nossa postura (e à postura de quem cuidamos). Quanto mais curvados ficamos, pioramos a mecânica respiratória. Por isso, atenção à postura, especialmente quando sentados.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora